1- O resgate de fauna é um Programa Ambiental exigido por lei para empreendimentos que precisam suprimir vegetação nativa.
2- O Programa de Resgate de Fauna é proposto na fase de Licença Prévia dentro dos diagnósticos de fauna (ex: EIA, RAS, RAP).
3- O resgate de fauna entra como uma das formas de minimizar impactos ambientais. Assim, como os monitoramentos.
4- O Programa de Resgate de Fauna ocorre na fase de Licença de Instalação do empreendimento, durante a supressão vegetal e enchimento de reservatórios, no caso de empreendimentos hidrelétricos.
5- O resgate de fauna na consultoria é completamente diferente dos resgates de fauna de animais silvestres que aparecem nas casas de pessoas ou nas ruas da cidade.
6- O resgate de fauna é o trabalho que mais contrata biólogos e veterinários no Brasil.
7- O trabalho de campo em resgate de fauna é muito sério e o profissional deve sempre usar equipamentos de segurança (EPIs). Acompanhar maquinários e motosserras durante a supressão vegetal é uma atividade que envolve riscos.
8- Você não precisa ser especialista em um grupo de fauna para trabalhar em um resgate, como masto, herpeto ou ornito.
9- Você não precisa estar formado para atuar em um resgate de fauna. Na equipe sempre há vagas para auxiliares de campo, inclusive nesse momento temos um graduando em Biologia em campo pela Biotropica.
10- As especificações básicas sobre o Programa de Resgate de Fauna encontram-se na Instrução Normativa do IBAMA 146/2007. Só dar um “Google”.🤓